Um grupo de 26 peregrinos da Quinta do Conde visitou os principais santuários da Europa, passando por Fátima, Braga, Santiago de Compostela, Bilbau e Lourdes.
Foram mais de 2 mil quilómetros de peregrinação (em autocarro). O grupo saiu da Igreja de Nossa Senhora da Esperança no dia 1 de setembro, em direção a Fátima. Santuário conhecido de todos, o grupo aproveito a paragem para celebrar a Eucaristia na Capelinha das Aparições.
Ao fim da tarde, os peregrinos chegaram a Braga. Nesses dias, visitaram o Santuário do Bom Jesus do Monte, a zona histórica da cidade, a Sé, o seminário, o antigo paço episcopal e várias praças.
Os peregrinos seguiram caminho em direção a Santiago de Compostela. Tiveram oportunidade de conhecer a cidade, em especial os afamados Caminhos de Santiago, a Catedral, a Hospedaria dos Reis Católicos e diversas praças e templos.
Terminada a visita a Santiago de Compostela, seguiu-se viagem pela autoestrada do Cantábrico, junto ao mar com o mesmo nome, na costa norte de Espanha. O grupo conheceu Gijón, Bilbau e Baiona, já no território francês.
O percurso de autocarro tinha como destino a localidade de Lourdes, no sopé dos Pirenéus, em França. Nessas terras, Nossa Senhora apareceu 18 vezes a uma jovem pastorinha, Bernardete, numa gruta, sobre a qual se ergue as catedrais maiores de Lourdes.
“Gostei imenso da nossa viagem em especial a boa colaboração entre todos” refere Avelino Pereira, um dos peregrinos. “Cansativo mas com momentos de grande aprendizagem, tanto a nível de cultural, como de partilha e fé. Regressei mais rica e adorei a partilha de todo o grupo, numa semana de peregrinação fantástica” confirma Paula Costa, outra paroquiana que participou na viagem.
Os peregrinos fizeram o caminho de regresso, parando em Burgos e Valladolid. Chegaram à Quinta do Conde com um sentimento de alegria e saudade pelos dias bem passados em peregrinação por Portugal, Espanha e França.