Acólitos

O acólito é um leigo, instituído ou não, que auxilia nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da Santa Missa.

Acolitar significa “acompanhar no caminho”. O acólito é aquele ou aquela que, na celebração da liturgia, precede, vai ao lado ou segue os ministros ordinários ou extraordinários, em particular o celebrante, para os servir e ajudar. As suas funções incluem a preparação do altar e dos objetos litúrgicos, a apresentação do missal e outros objetos, a paramentação e o acompanhamento do celebrante nos vários momentos da celebração.

Há acólitos instituídos e não instituídos: os primeiros são aqueles que o bispo chama e faz acólitos. Os acólitos não instituídos são rapazes ou raparigas da comunidade, convidados pelo pároco. A Paróquia da Quinta do Conde conta com acólitos não instituídos para auxiliar nos serviços da Liturgia e ajudar na Eucaristia.