Grupo de Jovens BIG

MANIFESTO BIG

Pensa, grita, ouve, age, SALTA! É este o desafio que nós, jovens católicos da Quinta do Conde, lançamos a todos os outros jovens que residam ou não na nossa localidade.

Está a nascer o movimento BIG (abreviatura de “Believe in God” que em português quer dizer “Acredita em Deus”) e que convida as gerações mais jovens a dar um salto de fé e a conhecer melhor Jesus Cristo.

No ambiente em que vivemos, encontramos uma geração perdida: pessoas egoístas, obcecadas com o supérfluo, tristes, alheadas da sua própria realidade, vazias, mais preocupadas com o “ter” e o “parecer” do que com o “ser”. Em suma, infelizes. O jovem vive hoje num contexto difícil que dificulta as escolhas de vida autênticas.

Somos jovens e o futuro depende de nós. Acreditamos que o mundo pode ser melhor, que nós podemos ser melhores. E contamos com o Espírito Santo, a força de Deus nos nossos corações, para o conseguirmos. Como disse o Papa Francisco numa carta dirigida aos jovens, “um mundo melhor constrói-se também graças a vós [jovens], ao vosso desejo de mudança e à vossa generosidade. Não tenhais medo de ouvir o Espírito que vos sugere escolhas audazes, não hesiteis quando a consciência vos pedir que arrisqueis para seguir o Mestre.”

Conscientes do nosso lugar na Igreja, queremos que mais jovens como nós descubram a beleza da fé e se deixem conquistar pelo amor de Jesus. Como os jovens, também pretendemos ser exemplo e testemunho para a comunidade, vivendo e trabalhando em comunhão com os outros grupos e movimentos que dão vida à paróquia.

Queremos ser voz ativa na comunidade, rezando, refletindo sobre as questões da fé, debatendo, questionando, conhecendo melhor a Igreja, ajudando quem mais precisa e também criando um espaço de convívio e alegria, pois não há forma melhor de estar em Igreja.

Contamos contigo! És capaz de dar O GRANDE SALTO PARA DEUS?

A imagem

Procurámos criar um logótipo simples que representasse o nosso modo de crer e de estar em Igreja. No centro da imagem, temos um jovem a dar o seu grande salto para Deus, figura que representa movimento, força, ousadia e coragem. As cores predominantes são o púrpura e o amarelo dourado. O púrpura é uma cor penitencial, que representa a conversão, a reflexão, a mudança e a transformação. Queremos que o grupo de jovens seja um espaço que privilegie estas dimensões como forma de aprofundamento da fé. O amarelo dourado representa a luz, a vida, o otimismo, a força e a alegria, o próprio Deus, presente entre nós. Queremos ser “luz no mundo” e trazer esperança a toda a comunidade.

Conheça aqui a história do Grupo de Jovens.

Responsável: Raquel Oliveira (coordenação)
Página: Facebook | Instagram
Contacto: jovensbig@gmail.com
Horário: Sexta-feira às 21h30 na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança ou na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Água (confirmar com a responsável)