Caridade, Diocese, Grão de Mostarda, Grupo de Jovens, Notícias, Paróquia, Uncategorized

VISITA PASTORAL: AO ENCONTRO DOS JOVENS, AO ENCONTRO DE CRISTO

José Ornelas Carvalho, bispo de Setúbal, esteve de visita à Quinta do Conde para conhecer a realidade juvenil da Paróquia e mobilizar as gerações mais novas para o Biénio da Juventude que a nossa Diocese vive. Foram sete dias de encontros nas escolas, nas associações, com os grupos organizados da Igreja, com os jovens mais ativos da Paróquia. Uma semana de profunda partilha e encontro com Jesus, que deu a todos os participantes um maior sentido de pertença, de comunhão eclesial, em especial à Igreja Diocesana, neste esforço comum de dar aos jovens um papel ativo na comunidade cristã.

Visita à Junta de Freguesia

A visita começou na segunda-feira, dia 21 de janeiro, com um encontro na Junta de Freguesia de Quinta do Conde. Eleitos e funcionários da autarquia reuniram-se para receber o senhor Bispo, que elogiou a evolução demográfica e social da freguesia nas últimas décadas, “em resultado do labor das suas instituições, em especial no que concerne à sua capacidade de afirmarem a semente e o fermento do desenvolvimento e do empenho que colocam na resolução dos problemas das pessoas que nele habitam.”

O prelado diocesano referiu ainda que é importante passar aos jovens “a mensagem de que são eles que têm de assumir o desafio da transformação da sociedade, missão da qual não se podem abster ou demitir, visto que a grande revolução é da mente e da cultura, pois o uso da força não constrói um mundo melhor.”

Visita às escolas

Durante a tarde de segunda-feira, o bispo de Setúbal visitou o Agrupamento de Escolas da Quinta do Conde, onde esteve com algumas turmas, assistiu a uma representação teatral e teve oportunidade de falar com alguns adolescentes.

Na manhã de quarta-feira, o senhor Bispo de Setúbal visitou o Agrupamento de Escolas da Boa Água e conheceu o projeto educativo, pioneiro em Portugal, desenvolvido ao abrigo do projeto nacional de flexibilização e autonomia curricular. Esteve com crianças e adolescentes, falou com professores e tomou conhecimento de alguns projetos culturais e desportivos que neste estabelecimento de ensino se estão a desenvolver.

O Agrupamento de Escolas Michel Giacometti, estabelecimento de ensino com turmas do ensino secundário, e por isso com mais jovens, recebeu o senhor Bispo na manhã de quinta-feira. Houve diálogo com os jovens mais velhos em colóquio e nas visitas às salas de aula, e um encontro com os professores. Atribuiu aos jovens o papel de “pacificadores” e “empreendedores”, chamando-os à responsabilidade enquanto “protetores do ambiente e construtores do futuro”. Falou também do respeito pelas diferenças culturais e etnias, bem presentes na vila da Quinta do Conde. D. José Ornelas ainda teve a possibilidade de conhecer o Pavilhão Desportivo da Quinta do Conde e a Biblioteca da Escola, onde foi preparado um lanche.

Encontros na Igreja

No serão de segunda-feira, os adultos reuniram-se com D. José Ornelas na Capela de S. Francisco Xavier, da Comunidade do Pinhal do General. Estiveram presentes elementos da catequese, do grupo sócio-caritativo “Encontra A Esperança”, da liturgia, dos grupos corais, dos conselhos económicos e outros responsáveis. Com eles, partilhou e debateu a presença dos jovens na Igreja, referindo que nos dias de hoje muitos jovens “não têm notícia do Evangelho” e que é necessário “que sintam que a Igreja é também a casa deles”.

Na noite de terça-feira, o senhor Bispo teve o primeiro contacto com os jovens da nossa Paróquia: do Grupo de Jovens BIG, do Agrupamento de Escuteiros 718, dos grupos de catequese de preparação para o Crisma e do grupo de acólitos.

Juntos, refletiram sobre o seu papel em Igreja e o valor do Sacramento do Crisma, que alguns haveriam de receber no domingo seguinte. “Aquilo que Deus vos vai dar não é só fruto das vossas conquistas, e dos vossos esforços. Só isso não chega. É necessário o Dom de Deus” afirmou o prelado diocesano.

José deixou ainda um repto aos jovens: “Na Igreja, vocês não são hóspedes. Têm um papel importante nesta casa. O pior que podem fazer é dizer que isso não é convosco.” O encontro terminou com um momento de perguntas ao senhor Bispo e recomendações, pedidas pelo próprio, para o futuro da Igreja.

O prelado diocesano também teve oportunidade, na tarde de quarta-feira, de visitar o supermercado social do grupo sócio-caritativo “Encontra A Esperança. Conheceu o trabalho solidário que este grupo de voluntários realiza e estreitou contacto com alguns utentes que semanalmente beneficiam deste apoio de alimentos.

No sábado, o senhor Bispo almoçou com o Grupo de Jovens BIG, onde tiveram possibilidade de conviver e partilhar a experiência juvenil da Quinta do Conde. O almoço, preparado pelo grupo de oração “Pedra Viva”, foi servido na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança.

Já no sábado, o senhor Bispo visitou o Agrupamento de Escuteiros 718 da Quinta do Conde, encontrando-se especialmente com os pioneiros e os exploradores mais velhos. A tarde de sábado ainda ficou marcada por um encontro com o Movimento das “Famílias de Canã” na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Água, onde teve lugar a recitação do terço.

Encontro com as associações

Na noite de quarta-feira, dia 23 de janeiro, o senhor Bispo encontrou-se com jovens e adultos de várias associações culturais e desportivas da Quinta do Conde, na sede do Grupo Desportivo e Cultural do Conde 2.

Marcaram presença a Associação para o Desenvolvimento da Quinta do Conde (ADQC), o GRES Corvo de Prata, o Grupo Folclórico e Humanitário do Concelho de Sesimbra e a Associação “Despertarecorde”. Os representantes das associações apresentaram o trabalho das suas organizações, tendo algumas presenteado o senhor Bispo e os presentes com pequenas atuações.

José Ornelas elogiou o trabalho destas associações, o seu contributo para o desenvolvimento da Quinta do Conde e para a promoção da cultura e identidade da região de Setúbal.

Juventude em ação

No fim de semana, decorreram os workshops promovido pelo Departamento da Juventude da Diocese de Setúbal. Os jovens foram desafiados a refletir sobre o tema do Biénio da Juventude, “Partilha-te em missão”, pegando na leitura bíblica de o 1, 36-39 que convida os discípulos a ir e conhecer Jesus.

No primeiro workshop, que decorreu na Comunidade de Nossa Senhora da Boa Água, os conheceram o casal Hélder e Nádia e o seminarista Cláudio que deram o seu testemunho de caminhada na fé. No segundo workshop, realizado no domingo na Comunidade de Nossa Senhora da Esperança, foi a vez do casal Mauro e Ana Maria darem também o seu testemunho.

Por fim, os jovens foram convidados a assumir um compromisso, na busca da Palavra, formação, no aprofundamento da fé, na partilha com os outros, no cuidado com quem precisa e na transformação do mundo.

Um dos momentos mais importantes da semana foi a realização do Conselho Paroquial de Jovens, que congregou representantes de cada um dos grupos e movimentos juvenis da comunidade. Nesta reunião, os jovens refletiram sobre a sua Paróquia e a sua realidade juvenil, apresentando propostas concretas de ação, como novas dinâmicas que promovam a interação entre as comunidades, maior acompanhamento espiritual para os jovens e integração dos jovens na dinâmica litúrgica da paróquia.

Celebração do Crisma

A visita pastoral terminou com uma celebração eucarística muito especial, no domingo à tarde: para além de ser a Eucaristia de encerramento da visita, 35 jovens e adultos receberam o Sacramento do Crisma, quatro dos quais recebendo também a Primeira Comunhão.

Numa Eucaristia bastante participada, o senhor Bispo falou pela primeira vez publicamente sobre o anúncio oficial de que a Jornada Mundial da Juventude rumará a Portugal em 2022. Reconheceu o momento de alegria que a Igreja portuguesa está a viver e o desafio que será para a nossa comunidade católica receber jovens do mundo inteiro e o Santo Padre.

No final da Eucaristia, os representantes do Conselho Paroquial de Jovens apresentaram a toda a comunidade as principais conclusões do conselho paroquial. O momento terminou com a entrega da cruz episcopal a todos os que participaram da dinâmica pastoral ao longo da semana, convidando-os a assumir o compromisso de transformar o mundo e renovar a Igreja a partir de Cristo.

Esta visita terminou, mas as sementes ficaram. A Paróquia pretende agora fazê-las germinar, com a força e alegria da juventude quintacondense.

Estas e outras fotografias da Visita Pastoral

podem ser encontradas aqui, no facebook oficial

da Paróquia de Quinta do Conde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s