As festas mais antigas da Quinta do Conde estão de volta entre 8 e 18 de agosto. Consulte a programação das festividades.
Nossa Senhora da Boa Água é uma das padroeiras da Quinta do Conde que encontra sempre as suas celebrações nas primeiras semanas de agosto. No primeiro dia, 8 de agosto, decorre uma Vigília Mariana com Leituras e Cânticos às 21 horas.
O arraial decorre nos dias seguintes com muita animação musical, comida, bebida e a venda de rifas na quermesse.
O momento mais importante das festividades é a celebração da Eucaristia no dia 15 de agosto, Solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria. A missa está agendada para as 17 horas, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Boa Água, presidida pelo pároco, Padre José Manuel Teixeira de Abreu. À Eucaristia, segue-se a procissão solene pelas ruas da Quinta do Conde:
- Rua de Santa Isabel
- Rua de Santo António
- Rua Rio Tejo
- Rua Elias Garcia
- Rua das Faiais
- Rua de Nª Srª da Boa Água (regresso à Igreja)
A origem desta invocação a Nossa Senhora, tão peculiar e única, é a fonte da Boa Água, muito conhecida na região. Esta invocação é das mais ricas que se pode atribuir a Nossa Senhora, em conteúdo teológico, no dizer do senhor Bispo de Setúbal, D. Manuel Martins. Maria, que tem por missão trazer-nos Jesus, a fonte de água viva, é para nós Nossa Senhora da Boa Água.
O fundamento bíblico desta invocação encontra-se no diálogo entre Jesus e a Samaritana:
“Jesus respondeu à Samaritana: “Se conhecesses o dom de Deus e Quem é Aquele que te diz ‘Dá-me de beber’, tu é que lhe terias pedido, e Ele dar-te-ia uma água viva”… “Quem beber da água que eu lhe der jamais terá sede, porque a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma nascente de água a jorrar para a vida eterna.” (Jo. 4, 1-42)
Saiba mais sobre a história da Comunidade da Boa Água e a sua imagem.