O novo mercado social do “Encontra a Esperança” está em funcionamento desde 12 de dezembro e serve semanalmente dezenas de famílias.
Este era um desejo e uma necessidade antiga. O grupo sócio-caritativo ansiava por um espaço maior onde pudesse armazenar os produtos alimentares doados por particulares, pelo Banco Alimentar e pela autarquia e que depois são distribuídos às famílias mais necessitadas da Quinta do Conde.
A vontade de ter um novo espaço cresceu quando, há cerca de um ano atrás, começou a funcionar um novo modelo de distribuição de alimentos, inspirado na ideia de supermercado social já desenvolvida noutros locais. Neste projeto, os utentes possuem uma espécie de crédito e os produtos um valor associado. Assim, os utentes fazem a gestão do crédito conforme as suas necessidades e evitam o desperdício alimentar, não levando para casa produtos que não utilizariam.
Para a limpeza e melhoramentos neste espaço, o grupo “Encontra a Esperança” contou com a colaboração de dezenas de voluntários, no âmbito do projeto do Dia Internacional do Voluntariado, e em parceria com a Bolsa Local de Voluntariado da Câmara Municipal de Sesimbra.
Assista aqui à reportagem no canal da autarquia:
As novas instalações, localizadas nas traseiras da Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança, deram ao mercado social um espaço mais amplo, que permite um melhor armazenamento dos produtos e melhores condições para cumprir a missão caritativa da Igreja.
Saiba mais aqui sobre o grupo sócio-caritativo “Encontra a Esperança”.