retiro de crisma 2018
catequese, Esperança, Notícias, Uncategorized

Riram, rezaram e cresceram: retiro de Crisma

Um grupo de 15 adolescentes da Comunidade de Nossa Senhora da Esperança participaram no retiro de preparação para o Crisma, agendado para janeiro.

Saíram da Quinta do Conde na manhã de 5 de outubro para três dias de comunhão, auto-conhecimento e experiência de Deus. O retiro decorreu na Casa de Férias da Paróquia de S. Pedro de Alcântara, em Janas (concelho de Sintra), perto das Azenhas do Mar e do Cabo da Roca.

Com grande desconfiança e algumas reticências, os jovens começaram a envolver-se no programa para eles preparado, subordinado ao tema “Sede Santos como o vosso Pai é Santo” (Mt 5,48). As reflexões foram inspiradas na Sagrada Escritura, em particular as passagens que relatam o Mandamento do Amor e a Parábola do Bom Samaritano. Na primeira noite, os jovens assistiram ao filme “Favores em Cadeia”, que valoriza a importância dos pequenos gestos e o amor pelo próximo.

O segundo dia começou cedo, com uma caminhada entre a Praia Grande e o Cabo da Roca. Foram quase 10 quilómetros de percurso, entre falésias, vales e praias, onde reinou a boa disposição, a interajuda e a amizade. A caminhada fez alusão à caminhada de vida, com altos e baixos, em que nos pontos altos se podia vislumbrar o Farol, a Luz do Mundo, o próprio Jesus.

O sábado terminou com um breve convívio na casa de férias onde cada grupo organizado apresentou uma peça de teatro, inspirada na vida e testemunho de um santo. As figuras escolhidas foram Santo Agostinho, São Francisco Xavier e Santa Teresa Benedita da Cruz.

Domingo é dia de Eucaristia e o grupo teve oportunidade de receber a Sagrada Comunhão na Capela circular de S. Mamede, em Janas. A manhã terminou com uma sessão de perguntas e respostas orientadas pelo padre José Manuel Abreu e da parte da tarde, o grupo ouviu o testemunho da doutora Madalena Fontoura, psicóloga, sobre a fé, a vida e a santidade.

_DSC0195

Juntos, rezaram, refletiram, partilharam e cresceram. A Beatriz, uma das jovens que participou no retiro, sente que a sua fé cresceu: “senti uma paz e segurança ao falar com as pessoas que deram o seu testemunho de vida”. Percebi que Deus é grande e dá-nos alergia ao tê-lo connosco. Deus está sempre connosco, mesmo quando nós pensamos que não, ele está, ele diz-nos “ESTOU AQUI!!”

A Tânia sentiu uma grande interajuda entre os colegas. Para o André, o retiro mostrou-lhe uma forma diferente de ver, “não só a fé como tudo o que está à minha volta”. Já a Anita considerou esta experiência “inesquecível” e “marcante”. “Aprendi imenso”, conclui.

Estes jovens continuam a sua caminhada de fé e preparação para receber o Sacramento do Crisma, cuja celebração está prevista para janeiro de 2019.

_DSC0022

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s